quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Jornalistas por formação

Depois de muita luta a profissão de jornalista foi regularizada há setenta anos, e agora querem banalizá-la: o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará o Recurso Extraordinário (RE) 511961 que pretende desregularizar a profissão e acabar com a obrigatoriedade do diploma de Nível Superior, assim qualquer pessoa poderá ser jornalista, argumentando que nasceu com o dom de escrever. Mas e a ética, a imparcialidade, o profissionalismo, o conhecimento de mundo necessário para uma boa argumentação, a base teórica sobre comunicação, enfim, tudo isso não será mais necessário para transmitir informação? Informação de qualidade, com clareza, objetividade e olhar crítico, nem todo mundo consegue disseminar usando apenas o dom de escrever. O argumento de que a necessidade do diploma para exercer a atividade jornalística acaba com a liberdade de expressão é usado para justificar tal RE; infelizmente ocorre o oposto: a liberdade de expressão deixará de existir no momento em que os jornais do país começarem a contratar pessoas despreparadas para o exercício da função. Sem uma visão ampla e questionadora acerca da realidade, esses “jornalistas” não expressarão a verdade nem ajudarão a formar a opinião pública, serão manipulados, transmitirão opiniões formadas, pré-estabelecidas, que sejam mais convenientes aos seus chefes e seus grandes empresários patrocinadores. Ninguém levaria um filho em um pediatra sem formação acadêmica, mas alguém leria um jornal feito por amadores? Estamos defendendo a sociedade, não queremos alienar as pessoas. Notícia não é brincadeira, qualidade na emissão gera qualidade na recepção da mensagem.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

São amores... Amores q matam, amores q doem ...

Sabe aquela sensação?
Aquela sensação de que qdo você andava na rua e sentiu um perfume e lembrou de alguém que gosta muito?
Quantas vezes você olhou para uma paisagem em uma foto, e não se imaginou lá com alguém...
Quantas vezes você estava do lado de alguém, e sua cabeça não estava ali?
Você deve ter visto que aquele filme, que vocês dois viram juntos no cinema, vai passar na TV...
E você gelou porque o bom daquele momento já passou...
E aquela música que você não gosta de ouvir porque lembra algo ou alguém que você quer esquecer mas não consegue?
Não teve aquele dia em que tudo deu errado, mas que no finzinho aconteceu algo maravilhoso?
E aquele dia em que tudo deu certo, exceto pelo final que estragou tudo?
Você já chorou por que lembrou de alguém que amava e não pôde dizer isso para essa pessoa?
Você já reencontrou um grande amor do passado e sentiu que ele mudou?
Apesar de tudo e acima de tudo AINDA PRESSINTO O AMOR..."
Ninguém vive de passado, é fato, mas a verdade é que cada pessoa que passou pela minha vida me remete lembranças incontáveis e imensuráveis...

Aprendi que sentir saudade é bom.

Aprendi que sentir saudade é bom.
Hoje acordei e senti saudades ...
Saudades da minha infância,da minha rua, dos amigos de escola, das coisas que sempre quis fazer mas que por algum motivo não pude.
Sei que a vida passa, que aquele tempo passou que hoje já sou adulta, que já vivi muitas coisas, que já sofri, que já chorei, mas que já sorri e muito.
Lembrando do que passou acho que fui verdadeiramente feliz, e como sei que felicidade não é algo continuo, sei que tive mais momentos felizes do que triste.
Já chorei muito pelas desilusões da vida, pelas traições e pelas injustiças que sofri.
Sei que chorei quando a vida podou minhas oportunidades, e que por algum motivo me disse não, mas continuei insistindo e tentando e realizando os sonhos e vencendo e perdendo, amando, querendo ser amada, procurei continuar construir sempre, conquistar o meu lugar neste mundo, mas sem tomar o espaço de ninguém.
Mas o que importa é que tentei e que não parei, sofri por muitas vezes, quando achei que eu não iria conseguir, mas levantei a cabeça e disse que queria, que podia, e sei que posso e que não há mais tempo pra chorar, pra esperar pelos outros, que hoje eu sou eu, e sou forte, independente e sou capaz.
Ao olhar pra trás sinto saudades de tudo que aconteceu na minha vida, mas percebi que à hora de chorar e de ser fraca passou e que agora é hora de vencer, de conseguir, de lutar, de criar minhas próprias oportunidades, não há mais tempo pra sofrimento, talvez tenha que secar as lágrimas, a vida passa e rapidamente e já não tenho mais tempo pra ser carente, ou coitadinha.
É tempo de acordar pra vida, e de saber que a cada minuto de nossas vidas podemos viver algo intenso, infinitivo e maravilhoso é só correr atrás.
E é bom sentir saudade, saber que tudo que passei, que tudo que vivi, tornou-me uma pessoa melhor, mais forte e mais feliz.
Cada um de nós tem seu lugar, cada um de nós escreve a sua própria história, e cada um de nós constrói suas próprias oportunidades e traça suas metas e deve focar no seu objetivo.
E por fim, prefiro sorrir e sempre que lembro que um dia fiquei a chorar em um canto por achar que eu não podia ou porque não era capaz de chegar onde pretendia, lembro que não sou perdedora, que sou forte, sou capaz, sou livre, sou a pessoa que sempre quis ser, a senhora do meu destino e dona da minha própria história.



Márcia Rosa (TODA BOA)

Eu me alimento de boas idéias




EU me alimento com falas, letras, poemas

eu ME alimento da FORÇA do conhecimento

eu me ALIMENTO da fonte renovável da juventude

eu me alimento de BOAS IDÉIAS.
Kennedy SaldanhaJJ

segunda-feira, 11 de agosto de 2008


PrimeirO blog da Sala JJ 31.. EstamOs qrendO criar uma blusa para identifik a sala estamOs aceitandO sugestões.. Qm estiver afim d sugerir algo eh so postar no Blogg ou falar na sala cm os responsavéis.. bjus a todOs!!

Bem-Vindos ao Blog "Diferentes Leituras"!