Falta mais de um mês para o natal e o clima natalino já está no ar, principalmente no meio comercial. O modo como o mercado trata as datas comemorativas em geral é um tanto manipulador, especialmente as comemorações de fim de ano que é a época de dar e receber presentes, e são estes presentes (bens e serviços) o maior interesse dos empresários e comerciantes; ou alguém pensou que eles só querem que ninguém esqueça o que se celebra no dia 25 de dezembro? Na verdade nem se sabe mais o significado do natal. O interesse em lucrar sempre mais e mais transformou as festas natalinas e as outras comemorações ao longo do ano em grandes jogadas de marketing, uma excelente forma de movimentar o mercado para atender as expectativas econômicas dos comerciantes. Toda a família vai aos centros comerciais para ver o papai Noel e comprar "lembrancinhas".
Será que os shoppings esperam que as pessoas comprem presentes agora, muito antecipadamente, e comprem novamente nas vésperas do natal?! Então por que todo esse alvoroço, se quem pretende comprar presentes nessa data comprará de qualquer forma, e geralmente o mais perto possível do dia 25? Talvez até exista pessoas que comprem e guardem os presentes por vários dias até a “data certa de entregar”.
Mas a questão vai além. E quanto ao simbolismo e tudo em que esta comemoração foi fundamentado? Certamente não foi em ideais capitalistas. Toda essa campanha com fins lucrativos já começa pela imagem do papai Noel, difundida de forma massiva pela coca-cola e que virou o grande ícone do natal, tirando toda a glória do verdadeiro dono da festa: Jesus, do qual celebramos o nascimento; mas isso já ficou para trás. Agora em meados de dezembro é tempo de distribuir presentes para todo mundo sem motivo consistente, apenas porque é NATAL. Então, Feliz Natal! E Feliz Páscoa também, afinal daqui a pouco já é tempo de comprar ovos de chocolate e dar para os amigos e familiares, porque, enfim, a Páscoa é em comemoração a... o que é mesmo que comemoramos???