sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Análise semiótica do "Baton Garoto"


Olhar Contemplativo: qualidade geral.

É chocolate; é de comer; cor vermelho metálico vivo. A coisa balança feito pêndulo enquanto uma criança repete insistentemente "Compre Baton, Compre Baton..."

Olhar Observacional: concretização da qualidade.

É gostoso; engorda; é embalado com a cor da paixão; está do outro lado da tela e eu não posso comer, preciso comprar; a voz do moleque dá um troço nervoso.

Olhar de Generalização: generalização da qualidade.

Vale a pena pelo deleite degustativo papilar, contudo a protuberância estomacal resultante causa uma série de arrependimentos estéticos. Toda criança chata come Baton; sempre vai haver uma nova criatura comprando Baton e uma nova criança chata repetindo incessantemente: "Compre Baton, Compre Baton..."

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

E falando em Natal...




Para falar do Natal, não existem segredos, basta olhar para dentro de nós mesmos. No Natal, estamos propícios a amar mais, ter mais carinhos, ser mais solidários. É o que nos envolve, este Espírito Natalino. Mas vejamos o mundo num foco mais nítido - isso ocorre somente nesta época do ano. O nascimento de Jesus Cristo tem o poder de causar essa transformação em nós. Época em que surgem milhares de voluntários, pessoas fazendo seus donativos, pessoas se abraçando, trocando calor humano com seus entes queridos. Eu vejo muita gente se engrandecer diante desse espírito, mas eu somente tenho a perguntar: - Por que?

Porque essas coisas só ocorrem no mês de Dezembro? Será um mês sagrado? Será que é tão difícil sermos assim o ano inteiro? Todos os dias de nossas vidas, nós devemos amar uns aos outros, respeitar uns aos outros, sermos solidários. O mundo não funciona somente no Natal, as crianças não necessitam de carinho, apenas no Natal, os necessitados, não passam fome, não sentem frio apenas no Natal. Eu quero olhar o Mundo e poder ver isso todos os dias.

Se Deus me concedesse um desejo, desejaria que nascesse um Jesus Cristo todos os dias.

JÁ ESTAMOS NO NATAL?



Falta mais de um mês para o natal e o clima natalino já está no ar, principalmente no meio comercial. O modo como o mercado trata as datas comemorativas em geral é um tanto manipulador, especialmente as comemorações de fim de ano que é a época de dar e receber presentes, e são estes presentes (bens e serviços) o maior interesse dos empresários e comerciantes; ou alguém pensou que eles só querem que ninguém esqueça o que se celebra no dia 25 de dezembro? Na verdade nem se sabe mais o significado do natal. O interesse em lucrar sempre mais e mais transformou as festas natalinas e as outras comemorações ao longo do ano em grandes jogadas de marketing, uma excelente forma de movimentar o mercado para atender as expectativas econômicas dos comerciantes. Toda a família vai aos centros comerciais para ver o papai Noel e comprar "lembrancinhas".

Será que os shoppings esperam que as pessoas comprem presentes agora, muito antecipadamente, e comprem novamente nas vésperas do natal?! Então por que todo esse alvoroço, se quem pretende comprar presentes nessa data comprará de qualquer forma, e geralmente o mais perto possível do dia 25? Talvez até exista pessoas que comprem e guardem os presentes por vários dias até a “data certa de entregar”.

Mas a questão vai além. E quanto ao simbolismo e tudo em que esta comemoração foi fundamentado? Certamente não foi em ideais capitalistas. Toda essa campanha com fins lucrativos já começa pela imagem do papai Noel, difundida de forma massiva pela coca-cola e que virou o grande ícone do natal, tirando toda a glória do verdadeiro dono da festa: Jesus, do qual celebramos o nascimento; mas isso já ficou para trás. Agora em meados de dezembro é tempo de distribuir presentes para todo mundo sem motivo consistente, apenas porque é NATAL. Então, Feliz Natal! E Feliz Páscoa também, afinal daqui a pouco já é tempo de comprar ovos de chocolate e dar para os amigos e familiares, porque, enfim, a Páscoa é em comemoração a... o que é mesmo que comemoramos???

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Leitura...uma droga!

"Aquele que tem por vício a leitura, droga alucinógena das mais leves, acabará cada vez mais dependente dela. E o pior, passará para drogas mais pesadas, como a escrita. Nesta fase crítica, o leitor, agora escritor, tende a fugir regularmente da realidade e ter devaneios de que, assim como Deus, é criador de Universos inteiros."

Por isso se viciem...em leitura, apenas!

Semiótica na Pop Art



Vídeo feito na exposição de arte pop no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza-CE.